Saltar para conteúdo
Descubra Ansião 1 Descubra Ansião 2 Descubra Ansião 3 Descubra Ansião 4 Descubra Ansião 5 Descubra Ansião 6 Descubra Ansião 7
Património Religioso

cultura e história - Património Religioso

Igreja Matriz de Avelar

  • galeria
  • video
Ponto Turístico 9

Devido à grande convergência de peregrinos devotos da Nossa Senhora da Guia, inicia-se, em 1757, a construção de uma nova capela que daria origem à actual igreja matriz.

A actual matriz era apenas a capela de Nossa Senhora da Guia mas que, por ser o principal ponto de convergência de muitos peregrinos, acabou por tornar-se também a Igreja paroquial.

Devido ao grande rendimento de esmolas à milagrosa Nossa Senhora da Guia, inicia-se, em 1757, a construção de uma nova Capela.

Trata-se de um edifício simples, de silhueta renascentista, dedicado à Nossa Senhora da Guia. É composto por uma só nave, a empena é decorada por um brasão real e do lado esquerdo eleva-se uma volumosa torre, formada por três corpos.

No interior apresenta uma nave única com tecto abaulado, de madeira pintada. Contém esculturas populares, de pedra, representando o Espírito Santo, um S. Sebastião e uma Virgem do Rosário.

Todos os anos se realiza a Festa e Romaria de Nossa Senhora da Guia, no primeiro fim-de-semana de Setembro. Estas festividades, vindas já do século XVII, trazem milhares de pessoas à freguesia.


Mapa com a localização
É necessário ter javascript ligado para a ver este conteúdo.

Morada

Avelar

GPS

39°55'22.57"N | 8°21'29.85"W download GPX

download KML

Áudio guia