Saltar para conteúdo
Descubra Ansião 1 Descubra Ansião 2 Descubra Ansião 3 Descubra Ansião 4 Descubra Ansião 5 Descubra Ansião 6 Descubra Ansião 7
Património Religioso

cultura e história - Património Religioso

Igreja Matriz de Ansião

  • galeria
Ponto Turístico 1

A actual igreja data de finais do século XVI, mais precisamente 1593.

A actual igreja data de finais do século XVI, mais precisamente 1593.

A actual igreja data de finais do século XVI (mais precisamente 1593 que é a data inscrita na porta principal), mas tudo indica que, mais para Oeste, teria existido uma primitiva matriz, ainda hoje recordada na toponímia local por “Igreja Velha”, na zona da fábrica de têxteis da antiga CUF.

O templo actual, no centro da vila, apresenta uma fachada simples, com uma imagem em pedra de Nossa Sra. da Conceição, padroeira da paróquia.

No interior, três naves, divididas entre si por cinco arcos em alvenaria que assentam sobre colunas toscanas e pavimento em madeira.

A capela-mor, separada da nave central por um arco de volta perfeita, mantém o chão em pedra, uma cobertura em abobada com caixotões em cantaria.

O retábulo, dedicado a Nossa Sra. da Conceição, é contemporâneo.

Até meados do século XX a Capela-mor era revestida a azulejos azuis e brancos, hispano-árabes, provavelmente do século XVI.

Ao cimo de cada uma das naves laterais há altares, já tardios, em talha dourada.

No lado esquerdo do templo, logo à entrada, existe o baptistério inscrito numa capela de arco alteado, com pia baptismal seiscentista. No lado direito, destacam-se duas capelas: uma com arco de cantaria lavrado e tecto também de pedra, decorada com uma imagem de pedra de Santo Aniano, do século XVII, em nicho ao lado da Cruz, e outra imagem de Santa Teresa do Menino Jesus. Esta capela, do início do século XVII, foi manda construir por André Fernandes e sua esposa, que aí se encontram sepultados. Na outra capela, ao lado, destaca-se um baixo-relevo da Renascença Coimbrã, em pedra, representando um lindo e valioso Calvário do século XVI.

A igreja e respectiva torre sineira têm sofrido obras de restauro ao longo dos séculos. O actual relógio, com quatro mostradores – um em cada fachada – substituiu, em 24 de Fevereiro de 1957, um muito mais antigo.


Mapa com a localização
É necessário ter javascript ligado para a ver este conteúdo.

GPS

39°54'37.70"N | 8°26'09.55"W download GPX

download KML