Saltar para conteúdo
Descubra Ansião 1 Descubra Ansião 2 Descubra Ansião 3 Descubra Ansião 4 Descubra Ansião 5 Descubra Ansião 6 Descubra Ansião 7
Património Civil

cultura e história - Património Civil

Forno Medieval de Avelar

  • galeria
  • video
Ponto Turístico 25

Embora em desuso actualmente, este forno já foi em tempos um dos locais mais importantes do Concelho. Segundo lendas populares, o forno era lugar de milagres por altura das festas de Nossa Senhora da Guia.

No largo da Igreja, ao cimo de um enorme espaço aberto, que foi o antigo terreiro, pode admirar-se o grande Forno, construído no topo de uma imponente escadaria que terá origem medieval. Embora em desuso actualmente, este forno já foi em tempos um dos locais mais importantes do Concelho.

O Forno é uma construção hexagonal, com uma cruz de trevo no topo da cúpula e dois pináculos piramidais ao lado da cruz.

Este Forno esteve, desde sempre, ligado às Festas de Nossa Senhora da Guia. Segundo a lenda, nesses dias de romaria havia uma pessoa que entrava no Forno bem quente, levando a farinha para fazer um enorme bolo. Após a cozedura do bolo, entrava novamente no Forno e, na boca, para sua protecção, levava um cravo. A pessoa sairia do Forno sem se queimar graças à protecção divina e o bolo era dividido pelos devotos.


Mapa com a localização
É necessário ter javascript ligado para a ver este conteúdo.

Morada

Rua do Castelo
3240 Avelar

GPS

39°55'22.63"N | 8°21'27.60"W download GPX

download KML

Áudio guia